Motivada pelos positivos e significativos avanços nas diferentes abordagens à doença mental, considero que todos podemos ser colaboradores activos no movimento de propagação da mensagem de que a experiência vivida de doença mental poderá, como tantas outras situações, ser um desafio que se nos impõe, e de que como todo desafio, poderá ser gerador de stress, de angústia, mas também de crescimento e superação.
Ser autor e agente da nossa vida é um desafio que se impõe a todos nós, pessoas com e sem experiência de doença mental. E o projeto “Promoção das Capacidades de Liderança e Empoderamento” pretende ser potenciador de sinergias de uma abordagem de Empoderamento e Recovery.
Precisamos todos conhecer, dar destaque a histórias inspiradoras de Recovery, passar a mensagem de que a experiência de doença mental é um desafio que se pode pôr no nosso caminho, não o caminho.
(Elizabethe Noronha, psicóloga clínica, trabalha desde 2007 na Associação de Saúde Mental do Algarve, é doutoranda na área do risco de desenvolvimento de perturbações do espectro psicótico na adolescência.)