Suporte interpares

Home \ Suporte interpares

O suporte interpares é um sistema de ajuda/suporte de raiz voluntária e não profissional, baseado no conhecimento da experiência de uma situação de vida problemática. A partilha das próprias experiências e vivências subjetivas é a metodologia desta intervenção, enquanto a escuta, o apoio emocional, o encorajamento e a esperança são os instrumentos utilizados. Esta forma de suporte promove a participação e o controlo das pessoas, na resolução dos seus problemas e nas repostas às próprias necessidades.
@s noss@s colaborador@s já têm experiência na dinamização de suporte interpares. Veja aqui em baixo mais informações sobre este tema.

No âmbito do projeto “Promoção das Capacidades de Liderança e Empoderamento” foi apresentado, por duas colaboradoras, o “CEAM – Centro de Empowerment a Ajuda Mutua”, uma valência da Associação para o Estudo e Integração Psicossocial (AEIPS), coordenada e dinamizada exclusivamente pelas Pessoas com Experiência de Doença Mental, para promover a sua auto-representação e o seu empowerment.
O CEAM tem vindo a desenvolver, desde 2001, várias atividades, tais como:
• A promoção do advocacy, através de sessões de divulgação e formação sobre os direitos e deveres das pessoas com experiência de doença mental;
• A promoção de palestras/formações sobre o respeito pela diferença, para combater a discriminação e o estigma social;
• O desenvolvimento de acções de informação e sensibilização em diversos contextos comunitários, como escolas e universidades, para fomentar o valor da diversidade humana;
• A promoção do suporte interpares através da dinamização de um grupo de ajuda-mutua bem como de um grupo de mulheres.

Dois colaborador@s do projeto “Promoção das Capacidades de Liderança e Empoderamento” deram o seu testemunho no âmbito de um outro projeto no qual colaboram, denominado “Vozes de Esperança”.

O grupo Vozes de Esperança é dinamizado pela Associação ENCONTRAR+SE e é composto por pessoas com experiência de doença mental. O projeto visa a realização de apresentações dirigidas a diferentes públicos-alvo, sobre a experiência de viver com um problema de saúde mental e tem como principais objetivos: a capacitação das pessoas com experiência de doença mental para trabalharem e partilharem as suas narrativas de recovery; a partilha com a comunidade para promover a sensibilização ao tema; uma reflexão e autoavaliação sobre os próprios processos de recovery.